23 de dezembro de 2013

O Melhor Pequeno-Almoço!


daniela pires, aveia, pequeno almoço, dieta, amagrecimento, oats, saudável, morangos, snack saudável


Em resposta a uma leitora venho partilhar hoje convosco um pouco mais sobre a minha companheira de todas as manhãs: AVEIA!

Penso que já todos devem ter ouvido falar nela, mas muitos provavelmente ainda não sabem o quão bem ela nos faz!


BENEFÍCIOS

- Estimulante Mental: por conter fósforo e Vitamina B, estimula as funções cerebrais, bem como o ácido linoléico  e a lecitina ajudam a manter as membranas neurais activas e saudáveis.

- Colesterol: por ser rica em ácidos gordos insaturados, fibras e lecitina, ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (mau colesterol).

- Função Intestinal: como é rica em fibras, o consumo de aveia ajuda ao bom funcionamento do trânsito intestinal.

- Anti-Stress: por conter uma substância (avenina) produz um efeito relaxante, essencial para estados de fadiga e stress.

- Emagrecimento: por ser rica em fibra solúvel, a aveia liberta  energia que é assimilada lentamente pelo organismo, ou seja, retarda o esvaziamento gástrico, o que permite uma maior saciedade. Desta forma, evitam-se os altos e baixos de açúcar no sangue, que provocam sensação de cansaço e fome.  É por esta razão que é uma excelente opção para o pequeno-almoço! As fibras ajudam a regular os níveis de glicose no sangue e a controlar o apetite.

-  É hipoglicémica e por isso pode ser consumida também por diabéticos. Também foi aprovada como um alimento seguro para celíacos.

- Dermocosmética: é um dos principais constituintes de cremes para a pele devido à sua acção hidratante, regeneradora, protectora e anti-irritante. Pode ser utilizada no tratamento de atopias (dermatites, eczema, alergias...), bem como ser aplicada em recém-nascidos e bebés.


Pode ser consumida crua, mas recomenda-se que seja cozinhada para facilitar a digestão e assimilação, pois desta forma é absorvida mais lentamente pelo organismo.

A aveia pode ser encontrada em flocos, farinha ou farelo. Tem por isso uma enorme variedade de utilização, podendo ser usada para confeccionar bolos, bolachas, pão, barritas, etc..

A aveia contem, em média, em cada 100g, 350 calorias, 15g de proteínas, 7,5g de gordura e 57,5g de hidratos de carbono.


daniela pires, aveia, pequeno almoço, dieta, amagrecimento, oats, saudável, morangos, snack saudável
As minhas sugestões (fotos que partilhei no meu Instagram)


A minha sugestão de pequeno almoço:

Misturem flocos de aveia com um pouco de leite (de amêndoas, soja, arroz), ou com um iogurte magro. Depois levem ao microondas por dois minutos e juntem fruta fresca e um pouco de frutos secos (amêndoas, nozes, côcô, goji, chia,etc). Têm assim uma combinação de hidratos de carbono, proteína, antioxidantes e gorduras saudáveis.

Como podem ver pelas imagens, a minha escolha para o pequeno-almoço recai quase sempre nos  morangos e frutos vermelhos, por serem ricos em antioxidantes e vitaminas extremamente benéficas ao nosso organismo. Mas podem juntar qualquer fruta ao vosso gosto!

Bom Apetite!
#EatClean ♥


6 comentários:

  1. ADORO aveia! Faz desde senpre parte do meu pequeno-almoço :)

    Um grande beijinho,



    All about Lady Things ♡



    PS. Feliz Natal :) ♡




    ResponderExcluir
  2. Que aspeto delicioso! Boa dica. :)
    beijinho e feliz natal *

    http://realifebeautyandhappy.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Só gosto da Aveia crocante:)) a normal não me agrada muito...

    http://Styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois a Granola é fantástica mesmo! Mas mais calórica ;) Beijinhos Filipa

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...