24 de janeiro de 2013

CHIA, o Superalimento!






Fiquei na dúvida se fazia ou não este post, visto que o objectivo deste blog seria falar de beleza, maquilhagem e moda. Mas vejo que o tema alimentação toca a muita gente, e cada vez mais, o que  acho óptimo, porque SIM, SOMOS O QUE COMEMOS! 
E quem me acompanha aqui, no Instagram e Facebook, já deve ter percebido que me esforço por ter uma alimentação saudável (tirando um dia,... pronto, uns dois ou três, por semana em que caio na "doce tentação"... depois é ficar a correr uma hora na passadeira, eheh), para além de ser vegetariana - aquele palavrão :) que por tempos virou moda, mas é muito mais que isso,... mas deixemos essa conversa para outro post =)
Bem, resumindo e concluindo, acho que vou passar a ter uma nova rubrica aqui no meu cantinho, de nutrição e coisinhas boas que descubro, ... afinal este espaço também retrata um pouco de mim, da minha vida e das coisas que gosto... o que acham? Querem?

Agora para o assunto que interessa. Chia são umas sementes poderosas que são extremamente benéficas para o nosso organismo. É um dos superalimentos mais nutritivos do mundo! Já se conhecem há anos mas só agora se começa a ouvir falar nelas.

BENEFÍCIOS?

- Possui grande quantidade de fibras,
- A fonte vegetal mais rica em ácidos gordos (Ómega-3) 
- Rica em vitaminas e minerais como niacina, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, ferro, molibdênio, zinco e boro e em antioxidantes.
- Possui uma grande percentagem de proteína (mais de 20%). Excelente para vegetarianos!
- Tem mais ómega-3 que o salmão, mais antioxidantes que os mirtilos, mais fibra que os flocos integrais e mais cálcio que o leite gordo!

PARA QUÊ?

- Regula os níveis de açúcar no sangue, devido à alta concentração em fibras. Óptimo para os diabéticos.
- Ajuda no processo de emagrecimento (agora é que o assunto vos começou a interessar não é meninas! eheh) por ser rica em fibras solúveis que incham na água e promovem a saciedade, reduzindo o apetite.
- Melhora a função intestinal, devido aos dois tipos de fibra solúvel e insolúvel.
- Ajuda a manter os ossos fortes, pelo cálcio e boro.
- São energizantes e de fácil digestão.

Estas sementes são também ricas em mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contacto com a água. Por isso não se assustem se começarem a ver aquilo ficar viscoso, eheh, mas é pouco :)

COMO?

Podem juntar as sementes aos cereais, iogurtes, saladas, sumos, etc... elas não têm sabor. É recomendável consumir cerca de 2 colheres de sopa por dia. Vou dar-vos a minha receita do momento :)


O MEU COCKTAIL

- 2 col. de sopa de Chia
- 1 copo de leite de soja, ou aveia, ou o que preferirem :)
- uma pitada de canela
- uma col. café de Agave (ou adoçante)

Juntem tudo e esperem cerca de 15 minutos para as sementes incharem um pouco. Com este frio eu gosto de aquecer um minuto no microondas... Et voilá! 
Uma excelente fonte de energia (com poucas calorias =)) para aconchegar o estômago a meio da manhã ou tarde. Eu costumo beber a seguir ao treino para repor energias :)
No verão uma boa alternativa é fazer um batido com frutas e chia!




Gostaram da sugestão? Já conheciam?
Quem vai experimentar? :)

xoxo


6 comentários:

  1. Gostei da ideia da nova rubrica! O conhecimento é poder! =D É óptimo saber mais sobre estes superalimentos, porque mesmo não sendo vegetariana duvido que ingira todas as proteínas e minerais que são necessários para o dia-a-dia. =P Onde se podem comprar estas sementes de Chia?
    beijinho*

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    Respostas
    1. Claro que sim Joana! É sempre bom ficarmos a conhecer coisas novas! :) Fico feliz que tenhas gostado! Olha eu costumo comprar no Celeiro...não são propriamente baratas, mas depois poupamos em medicamentos, eheh... Beijocas

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  2. Olá Daniela, sendo eu uma defensora de boa alimentação acho que deves fazer mais posts com o que sabes sobre alimentação. Acho também que deves escrever sobre aquilo que quiseres, não ligues ao que as pessoas pensam.

    Beijinhos

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  3. Olá Tatiana, Obrigada pelo apoio ;) Kiss

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. ola:D obrigada por teres comentado...brilho é uma coisa fundamental...tambem uso estas sementes, mas eu uso.as nos iogurtes...prefiro assim e até o iogurte com as sementes provoca uma maior saciadade! já estou a seguir o teu blog^^ parabens! Segue o meu se quiseres:D http://nanasecretportugal.blogspot.pt/

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