18 de julho de 2013

Quorn



quorn, vegetariano, vegetarian meal, daniela pires, diet, low fat, high protein, dieta, receitas vegetarianas

Há uns dias atrás postei a foto em cima, no meu Instagram e Facebook, e suscitou muito interesse e curiosidade. Percebi que seria interessante fazer um post a explicar e dar a conhecer este excelente produto, ainda tão pouco conhecido no nosso país. E confesso que só até há bem pouco tempo é que descobri onde comprar cá em Portugal (a oferta não é muita mas já dá conseguir variar mais a dieta!) porque antes tinha sempre que pedier ao meu marido para trazer de alguns países da Europa.

Mas afinal o que é o Quorn? Perguntam vocês...

O Quorn deriva de uma proteína "Mycoprotein" de origem não animal, pertencente à família dos cogumelos. Todos os produtos de Quorn são Low Fat (baixa percentagem de gordura) e High Protein (alta percentagem de proteína). Para além disso a textura é super parecida à do frango e o sabor é muito agradável!

Desde que descobri isto fiquei fã e viciada! Foi muito importante para mim, para conseguir variar mais a minha dieta alimentar... confesso que já estava um pouco cansada de comer sempre tofu, soja e seitan :)
Há uns bons 15 anos atrás, quando optei por uma alimentação vegetariana, ovo-lacto-vegetariana, para ser mais precisa, passei as passas do inferno, eheh... Não havia quase nenhuma alternativa aqui em Portugal! Ir comer fora então?... quase impossível! A não ser que não me importasse de passar fome só com alface e tomate! Mas as minhas motivações e convicções foram mais fortes que estas barreiras, e prossegui até hoje com esta alimentação que, sem dúvida, me faz sentir muito melhor fisicamente e conscientemente! O que fiz? Pesquisei por mim mesma o que havia lá fora, que alternativas tinha aqui, o que deveria consumir para não ter carências alimentares, ... sempre me interessei muito pela área da saúde e alimentação também, como já devem ter reparado :)

Antes havia também o mito de que os vegetarianos eram esqueléticos, doentes, etc... acho que não preciso muito mais para contrariar este mito que o meu exemplo de vida, preciso? Nunca fui esquelética, pelo contrário, tenho massa muscular, força e energia! Coisa que não tinha antes! Sentia-me sempre inchada, pesada, sem energia, apesar de não estar gorda... Mas este post não é sobre vegetarianismo... já me estou a desviar e daqui a nada temos quilómetros de texto!!! rsrsrs

Basicamente, e resumindo, vale mesmo a pena experimentar, mesmo que não sejam, ou não pretendam ser, vegetarianos. Podem sempre aderir à iniciativa "Meat Free Monday's" para desintoxicar um pouco o organismo e variar a alimentação! E para quem procura emagrecer de forma saudável ou fazer uma refeição mais light é uma excelente opção! Fica aqui a dica =)

quorn, vegetariano, vegetarian meal, daniela pires, diet, low fat, high protein, dieta, receitas vegetarianas

E onde podemos comprar?
Eu apenas conheço um sítio, que é a cadeia de mercados Glood. Apesar de  não terem todas as variedades que encontramos lá fora já têm muitas destas que estão aqui em cima! E com elas dá para fazer os mais variados pratos.

Podem visitar aqui o site para mais informações sobre o Quorn.

Já alguém conhecia? Vão experimentar? 
Fico à espera desses comentários :)


11 comentários:

  1. Tenho de provar :D
    Uma coisa que reparei desde o inicio e que a Daniela e vegetariana,e eu tambem,mas so a 1 ano e meio!Tenho Pena de nao ser ha mais tempo,e tudo uma delicia,e claro e sempre bom saber de novos produtos alimentares :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Já deste o primeiro passo! Vai seguindo o blog para teres mais ideias de alimentos para variares :) beijinhos

      Excluir
  2. Tenho de provar! Confesso que não conseguia deixar de comer carne ou peixe mas cada vez mais tenho provado comida vegetariana e a verdade é que estou a gostar bastante!
    Gostei também do teu blog! :) Vou seguir! Bjinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Segue sim para teres dicas de novos alimentos saborosos e dicas de makeup e estilo! beijinho

      Excluir
  3. Vim parar a este blog mesmo porque andava à procura desse produto na zona de Lisboa.
    Dei de caras com o Quorn no Algarve...(Intermarché do Carvoeiro) e resolvi experimentar.Foi genial..Em Lisboa ainda não encontrei, mas fiquei adepto disto...Já sou vegetariano à 4 anos e magro e desnutrido é coisa que nunca fui, apesar de ter perdido algum peso.

    Aconselho as pessoas a experimentarem...Fiz strogonoff com os pedaços de "galinha" para a minha namorada e ela nem notou a diferença!

    ResponderExcluir
  4. O nome da proteína não é mycoproteina . O prefixo Mycoprotein apenas indica a origem da proteína . É produzida apartar de um fungo fusarium venenatum e conjugado com albumina de ovo

    ResponderExcluir
  5. Pena só existir nas lojas Glood. De cada vez que vou às compras em minimercados ou lojas que têm produtos mais alternativos tento convencê-los a importar, mas até agora ainda não tive resultados. Se conhecerem outro ponto de venda, por favor partilhem, até porque a loja online da Glood não permite compra de congelados :(. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Estou em Inglaterra a passar férias e tenho comido produtos desta marca e de outras, são excelentes,procurei produtos idênticos em Portugal e encontrei estas sugestões, finalmente vou poder comer mais alternativas vegetarianas saborosas quando voltar. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela dica, e já agora, no Algarve, supermercados Apolónia (Almancil, Galé e Lagoa) pode adquirir refeições com quorn.

    ResponderExcluir
  8. Fui agora de férias à Inglaterra e provei lá uma comida tailandesa com pedacinhos de Quorn com sabor a frango, gostei imenso. A textura e o sabor são verdadeiramente bons. Mas pelo que vejo só se encontra perto de Lisboa. Alguém sabe se as lojas Celeiro vendem?

    ResponderExcluir
  9. https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/feb/12/quorn-revolution-rise-ultra-processed-fake-meat?CMP=fb_gu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...