11 de agosto de 2012

MAKEUP TIP #9: Bases...qual a melhor para mim?

base, foundation, makeup, maquilhagem

A escolha da base certa é um dos aspectos mais importantes para uma maquilhagem perfeita...ou seja, que deixe um aspecto o mais natural possível, sem que salte logo à vista que estamos cheias de base!
Muitas pessoas não gostam de usar base...porque fica muito "pesado", porque a cor fica diferente da do pescoço, porque esfarela, etc... é porque a base que estão a usar não é a correcta para o vosso tipo de pele! E acreditem que a base certa faz milagres para a nossa auto-estima :)

Como em tudo na maquilhagem, não há regras rígidas, mas há algumas dicas que vos poderão ajudar mais facilmente a encontrar o produto certo!

Primeiro é fundamental ter em conta que existem vários tipos de bases no mercado, com fórmulas diferentes consoante o resultado que pretendemos na pele, se mais mate, luminoso, acetinado, dewy (efeito fresco, luminoso), e que consoante o nosso tipo de pele irão dar também resultados diferentes, por isso também convém ter em conta o tipo de pele.

Se a pele for mais oleosa, procurem por bases oil-free (não comedogénico), com um acabamento mais mate ou em pó, pois irão absorver um pouco o excesso de oleosidade e aguentar mais tempo na pele. Se a pele tiver marcas, ou cicatrizes de acne, as bases em creme, ou em stick, dão mais cobertura do que as líquidas. Depois de aplicar a base convém sempre aplicar um pouco de pó solto, ou compacto, na zona T. Mas se acham que a pele fica com um aspecto muito pesado podem aplicar um pouco de spray fixante, ou água termal, depois de aplicarem o pó e dará logo um ar mais natural.
Se a pele for seca será preferível uma base mais cremosa e hidratante, com um acabamento mais acetinado. É fundamental aplicar um bom hidratante antes da base, porque se a pele estiver desidratada a base não vai favorecer nada. Podem saltar o passo de aplicar pó depois da base.
Se a pele for mista podem optar por uma base líquida, com cobertura leve a média, que normalmente dá um acabamento mais natural.

base, foundation, makeup, maquilhagem

Mas mais importante ainda é sempre experimentar antes de comprar e, se possível, pedir amostras. Antes de comprar vejam sempre a base que experimentaram à luz natural, porque as luzes das lojas muitas vezes enganam e chegamos à rua e a cor não coincide com o nosso tom de pele. E vejam como o produto reage na pele passado umas horas, se a pele continua bonita, se ficou muito oleosa ou seca. E não experimentem as bases nas mãos ou pulsos! A cor da pele é diferente da do rosto! A melhor forma de experimentar é na zona do maxilar...testem vários tons e aquele que "desaparecer" ou se fundir melhor na pele será a escolha acertada.

Por último é também importante adequar a base ao nosso undertone (subtom). Sim, todas nós nos encaixamos em um dos dois, ou warm (amarelo, oliva), ou cool (rosa, vermelho), mas também pode haver neutras. Para saber onde se encaixam olhem para as veias dos vosso braços, se forem verdes o vosso subtom é warm (como eu), se são azuis, o subtom é cool.
Pode parecer que as bases são todas iguais mas se puserem umas ao lado das outras vão ver que umas têm pigmentos mais rosados e outras mais amarelados. 

DICA: como o nosso tom de pele muda ao longo do ano o ideal é ter duas bases, uma mais clara para o inverno e uma escura para o verão, sendo que ao longo do ano podem ir misturando as duas e desta forma conseguem the perfect match!

E este é o segredo para uma base perfeita!
UFA!...este foi longo! kkkk 

Dúvidas? Escrevam aqui em baixo :)

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...