Há uns dias atrás postei a foto em cima, no meu Instagram e Facebook, e suscitou muito interesse e curiosidade. Percebi que seria interessante fazer um post a explicar e dar a conhecer este excelente produto, ainda tão pouco conhecido no nosso país. E confesso que só até há bem pouco tempo é que descobri onde comprar cá em Portugal (a oferta não é muita mas já dá conseguir variar mais a dieta!) porque antes tinha sempre que pedier ao meu marido para trazer de alguns países da Europa.
Mas afinal o que é o Quorn? Perguntam vocês...
O Quorn deriva de uma proteína "Mycoprotein" de origem não animal, pertencente à família dos cogumelos. Todos os produtos de Quorn são Low Fat (baixa percentagem de gordura) e High Protein (alta percentagem de proteína). Para além disso a textura é super parecida à do frango e o sabor é muito agradável!
Desde que descobri isto fiquei fã e viciada! Foi muito importante para mim, para conseguir variar mais a minha dieta alimentar... confesso que já estava um pouco cansada de comer sempre tofu, soja e seitan :)
Há uns bons 15 anos atrás, quando optei por uma alimentação vegetariana, ovo-lacto-vegetariana, para ser mais precisa, passei as passas do inferno, eheh... Não havia quase nenhuma alternativa aqui em Portugal! Ir comer fora então?... quase impossível! A não ser que não me importasse de passar fome só com alface e tomate! Mas as minhas motivações e convicções foram mais fortes que estas barreiras, e prossegui até hoje com esta alimentação que, sem dúvida, me faz sentir muito melhor fisicamente e conscientemente! O que fiz? Pesquisei por mim mesma o que havia lá fora, que alternativas tinha aqui, o que deveria consumir para não ter carências alimentares, ... sempre me interessei muito pela área da saúde e alimentação também, como já devem ter reparado :)
Antes havia também o mito de que os vegetarianos eram esqueléticos, doentes, etc... acho que não preciso muito mais para contrariar este mito que o meu exemplo de vida, preciso? Nunca fui esquelética, pelo contrário, tenho massa muscular, força e energia! Coisa que não tinha antes! Sentia-me sempre inchada, pesada, sem energia, apesar de não estar gorda... Mas este post não é sobre vegetarianismo... já me estou a desviar e daqui a nada temos quilómetros de texto!!! rsrsrs
Basicamente, e resumindo, vale mesmo a pena experimentar, mesmo que não sejam, ou não pretendam ser, vegetarianos. Podem sempre aderir à iniciativa "Meat Free Monday's" para desintoxicar um pouco o organismo e variar a alimentação! E para quem procura emagrecer de forma saudável ou fazer uma refeição mais light é uma excelente opção! Fica aqui a dica =)
E onde podemos comprar?
Eu apenas conheço um sítio, que é a cadeia de mercados Glood. Apesar de não terem todas as variedades que encontramos lá fora já têm muitas destas que estão aqui em cima! E com elas dá para fazer os mais variados pratos.
Podem visitar aqui o site para mais informações sobre o Quorn.
Já alguém conhecia? Vão experimentar?
Fico à espera desses comentários :)
Tenho de provar :D
ResponderExcluirUma coisa que reparei desde o inicio e que a Daniela e vegetariana,e eu tambem,mas so a 1 ano e meio!Tenho Pena de nao ser ha mais tempo,e tudo uma delicia,e claro e sempre bom saber de novos produtos alimentares :D
Boa! Já deste o primeiro passo! Vai seguindo o blog para teres mais ideias de alimentos para variares :) beijinhos
ExcluirTenho de provar! Confesso que não conseguia deixar de comer carne ou peixe mas cada vez mais tenho provado comida vegetariana e a verdade é que estou a gostar bastante!
ResponderExcluirGostei também do teu blog! :) Vou seguir! Bjinho*
Obrigada querida! Segue sim para teres dicas de novos alimentos saborosos e dicas de makeup e estilo! beijinho
ExcluirVim parar a este blog mesmo porque andava à procura desse produto na zona de Lisboa.
ResponderExcluirDei de caras com o Quorn no Algarve...(Intermarché do Carvoeiro) e resolvi experimentar.Foi genial..Em Lisboa ainda não encontrei, mas fiquei adepto disto...Já sou vegetariano à 4 anos e magro e desnutrido é coisa que nunca fui, apesar de ter perdido algum peso.
Aconselho as pessoas a experimentarem...Fiz strogonoff com os pedaços de "galinha" para a minha namorada e ela nem notou a diferença!
O nome da proteína não é mycoproteina . O prefixo Mycoprotein apenas indica a origem da proteína . É produzida apartar de um fungo fusarium venenatum e conjugado com albumina de ovo
ResponderExcluirPena só existir nas lojas Glood. De cada vez que vou às compras em minimercados ou lojas que têm produtos mais alternativos tento convencê-los a importar, mas até agora ainda não tive resultados. Se conhecerem outro ponto de venda, por favor partilhem, até porque a loja online da Glood não permite compra de congelados :(. Obrigada.
ResponderExcluirEstou em Inglaterra a passar férias e tenho comido produtos desta marca e de outras, são excelentes,procurei produtos idênticos em Portugal e encontrei estas sugestões, finalmente vou poder comer mais alternativas vegetarianas saborosas quando voltar. Obrigada
ResponderExcluirObrigada pela dica, e já agora, no Algarve, supermercados Apolónia (Almancil, Galé e Lagoa) pode adquirir refeições com quorn.
ResponderExcluirFui agora de férias à Inglaterra e provei lá uma comida tailandesa com pedacinhos de Quorn com sabor a frango, gostei imenso. A textura e o sabor são verdadeiramente bons. Mas pelo que vejo só se encontra perto de Lisboa. Alguém sabe se as lojas Celeiro vendem?
ResponderExcluirhttps://www.theguardian.com/lifeandstyle/2018/feb/12/quorn-revolution-rise-ultra-processed-fake-meat?CMP=fb_gu
ResponderExcluir